quinta-feira, 2 de agosto de 2007

20 anos de Metal Gear Solid

Solid Snake velho - Metal Gear Solid 4: Guns Of The Patriots. Foto retirada do sitio IGN

Criado há 20 anos por Hideo Kojima, Metal Gear Solid, é uma série que simula espionagem e ficção científica, um grande sucesso da Konami que mudou a forma com era feitos os jogos eletrônicos e impulsionou o sucesso do primeiro console da Sony. Com sutileza e gráficos simples para época, Kojima aproveitou-se das limitações do MSX2 (popular computador dos anos 80) e com grandes idéias converteu ao mundo personagens misteriosos, mas sobre tudo soube trabalhar o confuso mundo militar tornando divertido arte de espiar escondido.

Conflito frio - I

Nos anos 80 o mundo ainda vivia sobre o cerco de duas grandes potências, de um lado tínhamos a forte economia de consumo e capital os Estados Unidos, do outro estava a União Soviética já sofrendo o enfarto de crises alcançadas com o socialismo. A guerra fria era justamente a disputa muda entre capitalismo e socialismo. Os jogos eletrônicos começavam a despontar como brinquedo de criança.

O rock poderoso dos anos 70 sofria uma perda significativa de qualidade. O Led Zeppelin acabava junto com os gritos histéricos de Robert Plant e a bateria lunática e perfeita de John Bonham. O rap levantava-se popularmente entre a cultura negra, e um novo notável brilhava nos estandes de lojas dos Estados Unidos e Japão. Mário foi à locomotiva que consumou o mercado dos vídeos jogos e colocou a Nintendo no poder por 10 anos até a chegada do Playstation nos anos 90.

Metal Gear e Playstation são uma longa história de amor, mas não de fidelidade. O console da japonesa Sony era um tipo de projeto de risco, pois entrava em um mercado totalmente dominado por outras duas empresas – Sega e Nintendo. Porém, a Sony tinha uma carta na manga: seu console conseguira reproduzir o 3D com exatidão, inaugurando uma nova forma de se fazer jogos. O sucesso atingiu o público adulto ainda modesto, que se apaixonara pelos modelos bem próximos do real.

A política dos jogos também ganhava mais vigor na violência e na qualidade de suas histórias. Tava na cara que o produto se tornara lucrativo devido ao consumo de um público mais maduro. Metal Gear Solid quando foi lançado mostrava uma atmosfera cinematográfica. Você controlava um personagem sobre um ambiente tridimensional, mais não destruía cubos ou puxava caixas. O seu personagem tentava ofuscar-se de câmeras, pegadas deixadas na neve: e tinha um roteiro digno de filme hollywoodiano. O desafio era inteligente o que ocasionou uma popularidade do título, que migrou também para os PCs. Ele ainda recebeu uma nova versão para Game Cube, aproveitando-se do poder do console.

Ficção - II

O universo renderizado pelo computador assumiu uma nova possibilidade de interação com os jogadores: a guerra fria já havia terminado, mas uma nova guerra agora seria montada. Sun Tsun mostrava a barganha do poder para o mundo empresarial. A genética ganhava avanços importantes, e uma ovelha que mais tarde inspirou o nome de um refrigerante cicatrizava a palavra clone na ciência médica e provocava polêmica mundo afora.

Na ficção de Kojima o termo clone e supersoldado é tratado naturalmente como um avanço bélico assediado por terroristas, militares e corporações. Na realidade muito se falta para se produzir algo parecido como Snake e seus irmãos de genes, ou até mesmo o 'metal gear', mas nada é considerado impossível em se tratando de humanidade. Não existe uma razão para crer que militares tenham projetos secretos no desenvolvimento de super-humanos, é também lógico dizer que não há nada provando o contrário.

A série de Kojima explora o conflito de interesses entre partes governistas que buscam uma arma definitiva para o controle tático do mundo. É claro que o jogo atinge o conceito diversão e naturalmente uma condição de produto de consumo. Mas existe muitas dúvidas sobre o que os governos fazem em suas instalações secretas o que põe muito a imaginar na existências de projetos de super-humanos e máquinas letais de destruição em massa.

Esboço do monstro bípede (Metal Gear Ray)


Metal Gear Ray - finalizado ( Metal Gear Solid 2 : Sons Of Liberty)

O quarto jogo - III

Uma das grandes sacadas do jogo durante esses 20 anos de existência é o monstro bípede conhecido por Metal Gear, uma incrível arma de destruição capaz se mover em diversos tipos de terrenos. Do modelo primário para o mais recente título Metal Gear Solid 2, notou-se uma mudança significativa na arquitetura do transporte bélico. O designer optou pela aparência mais animalesca, oscilando entre um lagarto paleozóico e um humanóide, além de asas que assemelham-se a de um besouro.

No quarto game da série o produtor envelheceu o personagem dando a ele e ao universo do jogo características decadentes, no que se parece em uma guerra futurista. Os monstros bípedes possuem membros artificiais coberto de tecidos vivos - em um dos vídeos as criaturas são feridas por Raiden (personagem polêmico do segundo jogo para ps2) e fluidos que aparentam ser glóbulos vermelhos escoam de suas pernas e outras partes como por exemplo o tronco - algo já utilizado em séries animadas como ZOE e o 8º Homem - ambas japonesas.

Metal Gear Solid 4 também vai marcar mudanças na jogabilidade da série. Em um vídeo liberado há pouco tempo. O personagem mostra interação com o cenário que será destrutível, uma nova visão para mira, camuflagem inteligente de acordo com o tipo de terreno, possibilidade de se mover enquanto está mirando em primeira pessoa, novos movimentos furtivos, como atirar deitado de costas para o solo e rolar para o lado quando necessário. Detalhe notado é a adoção do controle total da câmera famoso em jogos estadunidenses.

Ainda existem muitas especulações sobre o conteúdo do jogo e sua plataforma de lançamento. A Konami por hora afirma um lançamento para Playstation 3, mas não nega uma possível versão para Xbox 360. Metal Gear Solid 4: Guns Of The Patriots está previsto para o ano que vem e tem tudo para ser o grande sucesso de vendas que a Sony precisa para voltar a ter a confiança do mercado. Também está em planos de produção uma película baseada no mundo de Metal Gear Solid e um jogo totalmente on-line.

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