quinta-feira, 24 de maio de 2007

Divina caixa iluminada


O poder que a televisão tem sobre nossas vidas, é o mesmo poder, que a religião e a política têm, mas, que demoraram séculos para conseguir firmar-se como cultura de um povo. A caixa iluminada precisou de algumas décadas para chegar ao topo da alienação. Com ela a propaganda, o esporte e todos os outros antes dela, bateram na porta da sua casa, e é claro você convidou-os para um cafezinho.


Hoje não existe coisa melhor, que assistir a um jogo de futebol, num dia frio em sua casa. Rádio mesmo só pra ouvir música ou acompanhar as notícias no trânsito. Também tem as novelas e as séries de TV. Um brasileiro que é um brasileiro já deve ter visto alguma novela, embora elas apresentem um estereótipo utópico de uma realidade muitas vezes indiferente com a verdadeira face do país.


Os seriados são o fruto do imperialismo estadunidense, movimentam bilhões de dólares todos os anos. Diferente das novelas, a ficção ciêntifica toma parte, o modelo cultural também é utópico, os clichês das novelas estão aqui, mas mais arrogante, os recursos técnicos superam as mesmices latino-americanas. Porém o roteiro não aborda um número grande de personagens como nas novelas.